No entanto, “parentes, não são pessoas fáceis de agradar”, diria Kad. Desde sempre, o jovem tentou agradar a Mãe-Lobo, a mente aglutinadora e líder espiritual de toda comunidade. Uma mulher velha e enrugada, ao menos assim Kad guardou na memória, mais velha do que qualquer um pensava ser possível. Sabida também, Mãe-Lobo, sobretudo cuidava de todos da região, nem que para isso fosse necessário envenenar um riacho ou cortar umas cabeças. A anciã era reconhecida por sua sabedoria, uma pessoa que todos amavam odiar.
Apesar de sua posição como cidade, Mutswa, é uma terra de vida simples, aonde muitas crianças brincam na casa da Grande Mãe e os adultos passam boa parte de seus dias cuidando de seus cavalos, uma vez que os nyendes são um povo com extremo orgulho de seus animais. Outro aspecto significativo da vida de um nyende de Mutswa é a guerra. Os homens nativos das estepes da região são estupendamente belicosos e vêem a guerra como um ritual tradicional. Suas crianças só se tornam homens com sangue.
Todos os jovens que completam quatorze anos devem passar por uma iniciação. Um rito no qual são obrigados a ficarem duas semanas longe da cidade e devem trazer consigo, cada um, a cabeça de um Quaev, uma etnia de gnolls das estepes que há séculos guerreia com Mutswa por território. Eles saem como meninos e voltam como homens. Se forem capturados se tornam escravos ou viram comidas do golls. Se retornarem antes do prazo ou sem a cabeça de um Quaev se tornam renegados e são obrigados a praticarem tarefas de mulheres ou se tornarem uma das profissões não nobres como comerciantes ou limpadores de latrinas.
É costume dos Quaevs não estabelecerem vilas nem habitações fixas, já que os gnolls tem alma itinerante. Mas mesmo isso não impediu que Kad, aos doze anos de idade, emboscasse dois deles durante seu rito de passagem.
lmdgurps
BASICALLY INFORMATION
Character NameRole/OccupationPlayer NameCampaignAffiliationRace/EthnicityGenderAge
GURPS is a trademark of Steve Jackson Games, and its rules and art are copyrighted by Steve Jackson Games. All rights are reserved by Steve Jackson Games. This game aid is the original creation of Jeffrey Head () and is released for free distribution, and not for resale, under the permissions granted in the Steve Jackson Games Online Policy.